CARTILHA CAMINHO SUAVE EM DIFERENTES EDIÇÕES: ANÁLISE DE ASPECTOS GRÁFICOS E EDITORIAIS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.254Palavras-chave:
Edição. Design. História da alfabetização.Resumo
O artigo desenvolve uma análise comparativa de três edições da Cartilha Caminho Suave, sendo dois exemplares da década de 80 (1981 e 1984) e um de 2015. O autores têm como referência a história do livro, notadamente os trabalhos de Roger Chartier e Robert Darnton, estudos sobre a história da alfabetização, sobre a cultura visual (Armando Petrucci), tipografia e legibilidade (François Richaudeau). Serão descritos os formatos, a mise en page, elementos paratextuais, supressões e acréscimos entre as edições, buscando-se algumas articulações entre aspectos gráficos, editoriais e a pedagogia. Ao verificar permanências e principais mudanças no projeto editorial e outros fatores da edição, o trabalho também indica até que ponto as estratégias editoriais permitiram sua circulação até os dias atuais.Métricas
Referências
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo
Horizonte: Autêntica. 2007
CHARTIER, Roger.Textos, impressos, leituras. In: A história cultural: entre práticas e
representações.Trad. de M. Galhardo. Lisboa; Rio de Janeiro: Difel; Bertrand Brasil, 1990. p. 121-39.
CHARTIER, R..A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os
séculos XIV e XVIII. Brasília: Universidade de Brasília, 1994.
CHARTIER, Roger.Os desafios da escrita. São Paulo. UNESP. 2002.
DARNTON, R.. História da leitura. IN; BURKE, Peter (org.). A escrita da história:
novas perspectivas. São Paulo. UNESP:1992. p. 199 a 236.
DARNTON, Robert.A questão dos livros. Passado, presente e futuro. São Paulo.
Companhia das letras. 2010.
HÉBRARD, Jean. (2002). Os livros escolares da BibliothèqueBleue: arcaísmo ou
modernidade? Revista Brasileira de História da Educação. N. 4, jul/dez.. p.10-
HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço
gráfico do caderno escolar (França – séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História
da Educação. Campinas: Autores Associados. 2001.
MCKENZIE, Donald.F. La bibliographie et la sociologie des textes. Paris: Éditions du Cercle de Librarie. 1991.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Os sentidos da alfabetização. São Paulo - 1876/1994. São Paulo: Ed. UNESP; Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 2000.
NASCIMENTO, Luiz. O design dos livros de leitura da editora Francisco Alves (1900-1938): Felisberto de Carvalho e seus contemporâneos. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. 2017 Tese (doutorado).
PERES, Eliane T; VHAL, Mônica Maciel; THIES, Vânia Grim. Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. Revista Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 335-372, 2016.
PETRUCCI, Armando. Alfabetismo, escritura, sociedad. Barcelona. Editorial Gedisa,
RAMIL, Chris de Azevedo. A coleção didática Tapete verde: do projeto à sua produção gráfica ( década de 1970 – Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Pelotas. 2013. Dissertação (mestrado).
RICHAUDEAU, François. Conception et production des manuels scolaires:guide
practique. Paris. Unesco, 1979.
RICHAUDEAU, François. La lisibilité. Paris. Retz. 1984.
RICHAUDEAU, François. Manuel de typographie et de mise em page: du papier au
l’écran. Paris. Retz. 2005.
Sites consultados
http://www.radiolucweb.com.br/2016/08/caminho-suave-pra-matar-saudade.html. Acesso em 21 09 2017.
http://www.radiolucweb.com.br/2016/08/caminho-suave-pra-matar-saudade.html. Acesso em 21 09 2017.
http://livraria.folha.com.br/livros/livrinhos-infantis/cartilha-caminho-suave-branca-alves-lima-1311174.html. Acesso 21 09 2017.
Fontes
Caminho Suave.Alfabetização pela imagem. Branca Alves da Lima. 84ª Ed. São Paulo.
Caminho Suave: Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1981.
Caminho Suave. Alfabetização pela imagem.(Renovada e ampliada). 94 ed. São
Paulo.Caminho suave. 1984.
Caminho Suave. Alfabetização pela imagem.(Renovada, ampliada e atualizada). 132 ed.
São Paulo. Caminho suave Edições. 2015. Reimpressão 2017.
Testes de Alfabetização pela imagem. Baralhinho didático da cartilha Caminho Suave.
Caminho Suave Edições. S/D.
Eu gosto de aprender, de Maria da Glória Mariano Santos, editora do Brasil S/A. S/D.
Festa das letras, de Dirce Guedes de Azevedo, editora FTD, São Paulo, 1985.
Alegria de Saber- Cartilha, de Lucina Maria Marinho Passos, Editora Scipione. 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2018-04-27
Publicado em 2018-05-11