PRODUÇÃO DE TEXTOS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.258Palavras-chave:
Alfabetização. Produção de textos. Pnaic.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa documental na abordagem qualitativa sobre a produção de textos no Pacto Nacional Pela Alfabetização na idade certa, baseado na perspectiva bakhtiniana de linguagem. Busca compreender o modo como o programa de formação de professores alfabetizadores defende o processo de produção de textos, por crianças, na fase inicial da alfabetização. Aponta que o programa adota a perspectiva construtivista para fundamentar o processo de alfabetização que sugere a palavra como unidade de ensinoaprendizagem com o objetivo de estimular a reflexão, pelas crianças, sobre o SEA (Sistema de Escrita Alfabético). Também conclui que o programa apresenta objetivos/conhecimentos sobre o processo de produção de textos a serem consolidados nas séries posteriores ao 1º ano do Ciclo de Alfabetização.Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BARROS, D. L. P. de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT. Beth (Org.). Dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa: ano 1, unidade 1 - 8. Brasilia, 2012.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa: ano 1, unidade 3 - 8. Brasilia, 2012.
COSTA, Dania Monteiro Vieira. A escrita para o outro no processo de alfabetização. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: 2013.
COSTA, Kaira Walbiane Couto Costa. Práticas de alfabetização em duas escolas de ensino fundamental do município de Vitória. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: ES, 2010.
COSTA, Kaira Walbiane Couto. Cadernos de Formação do Pnaic em Língua Portuguesa: Concepções de Alfabetização e Letramento. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória: 2017.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GONTIJO, Claudia Maria Mendes. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988-2003.
SOUZA, Eliane Cristina Freitas de. As práticas de alfabetização de duas turmas de primeiro ano de ensino fundamental. 315 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo Vitória: ES, 2010.
VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2018-04-27
Publicado em 2018-05-11