USOS DE CAMINHO SUAVE NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES APROPRIAÇÕES

Autores

  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.264

Palavras-chave:

História da Alfabetização. Caminho Suave. Usos e Apropriações

Resumo

Com objetivo de contribuir para a produção de uma história da alfabetização no Brasil, abordam-se, neste texto, alguns usos da série Caminho Suave, de Branca Alves de Lima (1911-2001), por professoras alfabetizadoras durante as décadas de 1950 e 1980. Assim, foi possível apreender os livros didáticos em estudo em sua dimensão como objeto cultural e pedagógico, no qual estão circunscritos aspectos da cultura e da sociabilidade escolar. Mediante procedimentos de localização, seleção e ordenação de fontes documentais primárias, elegeram-se transcrição de entrevistas, caderno de plano de aula e anotações de curso de alfabetização para a abordagem, que permitiram considerar que a série foi usada de diferentes maneiras ora como catalizadora ora como instrumento das práticas alfabetizadoras, a depender da formação das professoras.

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Publicado

2018-05-11

Como Citar

Mantovani Bertoletti, E. N. (2018). USOS DE CAMINHO SUAVE NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES APROPRIAÇÕES. Revista Brasileira De Alfabetização, (7). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.264

Edição

Seção

DOSSIÊ “CARTILHA CAMINHO SUAVE, DE BRANCA ALVES DE LIMA: NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL”
Recebido em 2018-04-27
Aceito em 2018-04-27
Publicado em 2018-05-11