AS CONCEPÇÕES DE LEITURA PROPOSTAS NOS CADERNOS FORMATIVOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.276Palavras-chave:
alfabetização, concepções de leitura, produção de sentidos, Pnaic.Resumo
O estudo analisa os documentos usados na formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) realizada em 2012, uma iniciativa resultante da parceria entre o governo federal, estados, municípios e universidades para que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até o 3o ano do Ensino Fundamental. A análise centra-se nos cadernos formativos de Língua Portuguesa usados pelos formadores e professores alfabetizadores do Pacto. O marco teórico baseou-se em Bakhtin (1999, 2003), que tem o diálogo e os sentidos como categorias marcantes nas relações verbais e nos enunciados. O estudo permitiu notar que a proposta para o trabalho de leitura orienta concepções com ênfase para usos sociais de leitura, em que o leitor é um sujeito ativo, que no encontro com o texto, recupera sentidos por meio de um conjunto de estratégias cognitivas para compreendê-lo.
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRASIL. A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. Ano 2, Unidade 7. Brasília: 2012a.
______. A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento. Ano 2, Unidade 2. Brasília: 2012b.
______. Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares. Ano 3, Unidade 6. Brasília: 2012c.
______. Ludicidade na sala de aula. Ano 1, Unidade 4. Brasília: 2012d.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1, Unidade 1. Brasília: 2012e.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Documento orientador das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2015.
______. O último ano do ciclo de alfabetização: consolidação do processo de alfabetização - consolidando os conhecimentos. Ano 3, Unidade 3. Brasília: 2012f.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador - caderno de apresentação. Brasília: 2012g.
______. Reflexões sobre a prática do professor no ciclo de alfabetização: progressão e continuidade das aprendizagens para a construção do conhecimento por todas as crianças. Ano 2, Unidade 8. Brasília: 2012h.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1.
CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CÔCO, V. A dimensão formadora das práticas de escritas de professores. Curitiba: CRV, 2014.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GONTIJO, C. M. M. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Autores Associados, 2014.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 4. ed. Campinas: Unicamp, 1996.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. Campinas: Cortez, 2012.
SCHWARTZ, C. M. Os sentidos da leitura. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 29., 2006, Caxambu. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.anped.org.br/biblioteca/item/os-sentidos-da-leitura>. Acesso em: 22 ago. 2016.
______. Os sentidos do texto. Cadernos de Pesquisa em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, PPGE, v. 12, n. 24, p. 25-50, 2006.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, E. E. P. A formação continuada de professor alfabetizador nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. 2014. 358 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
ZAPPONE, M. H. Y. Práticas de leitura na escola. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2020-07-26
Publicado em 2020-07-27