MULTIMODALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: USOS DA LEITURA E DA ESCRITA DIGITAL POR CRIANÇAS EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade
  • Mônica Daisy Vieira Araújo
  • Julianna Silva Glória

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.296

Palavras-chave:

Cultura escrita digital. Multimodalidade. Alfabetização. Recursos semióticos. Crianças.

Resumo

Este artigo traz reflexões de uma investigação, de caráter colaborativo, sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos, de produção de quadrinhos e de leitura de literatura digital e digitalizada. Baseamo-nos em estudos sobre história da cultura escrita, do livro e da leitura (Chartier), sobre literatura digital (Hayles), letramento (Street) e multimodalidade (Kress e Bezemer; Jewitt). Concluímos que as crianças, em período de apropriação do sistema de escrita alfabética, interagem com a escrita e a leitura de textos verbais e não-verbais, a partir de uma mediação adequada de professores e de colegas. Os recursos semióticos e multimodais presentes/acentuados em ambiente digital também ampliam a sua compreensão sobre os usos sociais da cultura escrita.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

Alves da Silva Frade, I. C., Daisy Vieira Araújo, M., & Silva Glória, J. (2019). MULTIMODALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: USOS DA LEITURA E DA ESCRITA DIGITAL POR CRIANÇAS EM CONTEXTO ESCOLAR. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.296

Edição

Seção

DOSSIÊ “CULTURA ESCRITA DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO”