CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Palavras-chave:
Leitura. Ensino da língua. Alfabetização. Crianças.Resumo
Este texto se dedica a tecer considerações sobre a alfabetização no passado e no presente. Para tal, objetiva compreender modos de pensar o ensino da leitura e a aprendizagem da escrita a partir das análises de um manual utilizado no século XIX e da teoria que fundamentou as políticas e práticas de alfabetização na década de 1990. Conclui que as propostas de ensino e o modo como a aprendizagem tem sido pensada se assentam na separação entre o mundo da cultura e o mundo da vida. Tanto a linguagem como as crianças são abstratamente concebidas sem consideração à realidade concreta da vida da linguagem e da vida das crianças.
Palavras-chave: Leitura. Ensino da língua. Alfabetização. Crianças.
Abstract
This text is devoted to weave considerations about literacy in the past and present. To this end, it aims to understand the ways of thinking the teaching reading and the learning of writing from the analyzes of a manual used in the nineteenth century and of the theory that subsidized the policies and practices of literacy in the 1990s. It concludes that the proposed of teaching and the way that learning has been thought are based on the separation between the world of culture and the world of live. Both language and children are abstractly conceived without regard to the concrete reality of the life of language and lives of children.
Keywords: Reading; Language teaching; Literacy; ChildrenMétricas
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
______. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
BARROS, D. L. P. DE; FIORIN, J. L. (orgs.). Dialogia, polifonia e intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de São Paulo, 2003.
BLOOMFIEL, L. Linguistics and reading. Elementary English Review. Illinois: National Council of Teachers of English, v. 19, n. 4 e 5, p. 125-130, 183-186, 1942.
BRAIT, B (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
BRAIT, B (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
BRAIT, B (Org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009a.
BRAIT, B (Org.). Bakhtin: e o círculo. São Paulo: Contexto, 2009a.
CASTRO, G. de. O discurso da memória: um ensaio bakhtiniano a partir de Infância e São Bernardo de Graciliano Ramos. Bakhtiniana: revista de estudos do discurso. São Paulo: vol. 6, n. 1, p. 79-94, ago./dez. 2011.
FANINI, A. M. R. O romance: uma forma éticopolítica na perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana: revista de estudos do discurso. São Paulo: vol. 8, n. 1, p. 22-40, jan./jun. 2013.
FARACO, C. A. et al. Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
FERREIRO, E. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. In: FERREIRO, E. (org.). Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez e Editora Autores Associados, 1990. p. 9-41.FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana di Marco e Mário Corso. Petrópolis, RJ: Artes Médicas, 1989.GALVÃO, A. M. de; BATISTA, A. A. G. Leitura na escola primária brasileira: alguns elementos históricos. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio21.html. Acesso em: 4 jan 2014.
MIDOSI, L. F. O expositor portuguez ou rudimentos de ensino da língua materna. Londres: Impresso por R. Greenlaw Chichester Place, 1831.
MONTEVERDE, E. A. Methodo facillimo para aprender a ler tanto a letra redonda como a manuscrita no mais curto espaço de tempo. 7. ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1859.
SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, [19--].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2015-06-29
Publicado em 2015-06-29