MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALBABETIZAÇÃO (ABAlf) E OUTRAS ENTIDADES AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.304Resumo
Neste número, iniciamos a publicação de documentos e textos que não são artigos inéditos da revista, mas podem ser muito valiosos para os interessados em alfabetização. Alguns foram produzidos no tempo da edição do número, outros foram divulgados em outros momentos históricos e são clássicos para a área. Sua disponibilização em formato digital pretende mostrar que há temas e problemas permanentes no campo e, ainda, favorecer o acesso a quem ainda não teve a oportunidade de ler os textos que serão publicados nesta seção.
Especialmente neste número, vamos publicar o Manifesto da Associação Brasileira de Alfabetização e outras entidades, dirigido ao ministro da educação. O ano de 2019 marcou a história da Associação Brasileira de Alfabetização, pois a discussão pública sobre a dimensão técnica da alfabetização ganhou contornos mais oficiais, e nos dispusemos a somar esforços e conhecimentos para dialogar com a recém-criada Secretaria de Alfabetização do MEC. A mobilização em torno do documento foi contundente, envolvendo universidades, ONGs e movimentos sociais. A repercussão do texto em diversas mídias mostra que o campo da alfabetização se fortaleceu e que se trata de tema que não é apenas da educação, mas da sociedade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2019-07-02
Publicado em 2019-07-02