TEXTOS ESCOLARES PARA ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS: A CONTRIBUIÇÃO DE REINHARD HEUER
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.310Palavras-chave:
História da Educação Teuto-Brasileira - Reinhard Heuer – Textos Escolares para Alfabetização - Collegio Allemão de Pelotas – Editora RotermundResumo
Este texto apresenta um estudo sobre a atuação literária de Reinhard Heuer, que foi diretor do Collegio Allemão de Pelotas entre 1916-1925. Neste período, aprimorou a tradicional cartilha Fibel für deutsche Schulen in Brasilien (Cartilha para Escolas Alemãs no Brasil), organizou a coleção Deutsche Sprachschule in vier Heften, (Escola de Língua Alemã em quatro cadernos) e escreveu a “Cartilha Moderna ou Leituras Primárias para aprender-se a ler e escrever”, em língua portuguesa. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa. Entre as fontes destacam-se as cartilhas em língua alemã e portuguesa, a coleção citada, Relatórios do Collegio Allemão de Pelotas (1915, 1916, 1925), os Estatutos de 1915 e uma entrevista com a aluna Johanna Ritter Ruge Hofmeister.
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Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24