FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO PROCESSO DISCURSIVO: CENAS DE UMA PEÇA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2019333Palavras-chave:
Processo discursivo. Formação de professores. Alfabetização. Ensino de língua portuguesa. Peça didáticaResumo
Objetiva-se discutir neste texto a formação inicial de professores para a compreensão ativa da alfabetização/ensino de língua portuguesa como processo discursivo, considerando que, para ser coerente com a teoria que fundamenta esse processo, não basta falar sobre, nem ensinar falando sobre ele, mas é necessário também mostrar fazendo. Optou-se, então, por apresentar – por meio de adaptação livre da concepção de “peça didática” criada por Bertolt Brecht – cenas de aulas em um curso de Pedagogia, em que esse processo é tematizado e vivenciado pela professora e pelos alunos, visando a lhes possibilitar experiência formativa que contribua para a escolha desse ponto de vista teórico-metodológico como norteador de sua futura atuação como professores.
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Referências
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Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24