ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA. A REALIDADE DISCURSIVA DA SALA DE AULA COMO EIXO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.334Palavras-chave:
Alfabetização. Realidade discursiva. Cadeia dialógica. Sujeitos concretos. Conhecimento linguístico.Resumo
O objetivo do ensaio é discutir a relevância política de uma proposta de alfabetização em perspectiva discursiva, e contribuir para uma teoria do ensino-aprendizagem da escrita social. O eixo é a realidade discursiva da sala de aula, estudando as relações de ensino como relações dialógicas. O objeto de estudo são os enunciados que constituem as aulas, orais e escritos, significados e carreados pelas falas das crianças que vão cada vez mais travando diálogos com escritas variadas e, no processo, aprendendo a escrever e a ler e modificando seus modos de olhar a realidade. Conhecimento da realidade e conhecimento linguístico se enredam na proposta de alfabetização que se concretiza na relação entre discursos e fortalece os sujeitos e suas vidas; é o primeiro conhecimento que dá sentido ao segundo.
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Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24