TRANSVENDO A DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DAS ÁGUAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.338Palavras-chave:
Alfabetização discursiva. Formação docente instituinte. Processo discursivo.Resumo
A partir da experiência do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará, discute-se o desafio do ensinoaprendizagem inicial da leitura e da escrita como processo discursivo. A autora problematiza, sob uma perspectiva dialógica constitutiva dos sujeitos, o desafio da implementação de uma formação permanente instituinte, centrada na dialogicidade, e traz o relato do primeiro evento do FALE, para refletir sobre a sala de aula como espaço privilegiado para a criação de saberes e conhecimentos pedagógicos e de uma alfabetização discursiva como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo amazônido de uma forma outra. Assim, a relevância do estudo consiste em considerar a cultura vivida pelos povos amazônidas no seu processo de alfabetização discursiva e em todo seu potencial cultural.
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Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24