ALFABETIZAÇÃO: DILEMAS DA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.340Resumo
Publicado originalmente em: KRAMER, Sonia (org). Alfabetização: dilemas da prática. Rio de Janeiro, Dois Pontos Ed., 1986.
Métricas
Referências
AZANHA, J.M.P. Situação atual do ensino de 1o grau: um pequeno exemplário de desacertos. Cadernos de Pesquisa, 52, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, fev. 1985.
BRANDÃO, Z. et. Alii. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. Rio de Janeiro, Achiamé, 1983.
BRANDÃO, Z. Qualidade de ensino: características adstritas às escolas particulares. In:Cunha, L.A.R. (org.) Escola pública, escola particular e democratização do ensino. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1984.
CHAUÍ, M.S. Ideologia e educação. Revista Educação e Sociedade, 5, São Paulo, Cortez, 1982. CURY, C.R.J. Notas acerca do saber e do saber fazer da escola. Cadernos de Pesquisa, 40
(58-60), São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1982.
FREINET, C. La Educación por el trabajo. Fondo de Cultura Econômica, México, 1971.
GNERRE, M.B.M.A. Cagliari, L.C. Textos espontâneos – na 1a série. Cadernos do CEDES, 14, São Paulo, Cortez, 1985.
KRAMER, S. Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cadernos de Pesquisa, 42, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, ago. 1982.
KRAMER, S. & ANDRÉ, M. Alfabetização: um estudo sobre professores das camadas populares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 15, (523-37), Brasília, set-dez, 1984.
LEMLE, M. A tarefa da alfabetização: etapas e problemas no português. Letras Hoje, PUC/ RGS, 15, (4), DEZ. 1982.
LIBANEO, J.C. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. Revista ANDE, 3, São Paulo, 1982.
MOYSES, S.M. A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Cadernos CEDES, 14, São Paulo, Cortez, 1985.
OLIVEIRA, J.B.A. Cartilhas de alfabetização e regionalização do livro didático. Cadernos de Pesquisa, 44, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, fev. 1983.
RIBEIRO, E.E.T. et alii. Critérios de aprovação de alunos de 1a série do 1o grau. Cadernos de Pesquisa, 53, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, maio, 1985.
RODRIGUES, N. Por uma nova escola. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 1985. SAVIANI, D. Escola e democracia ou a teoria da curvatura da vara. Revista ANDE, 1, São
Paulo, 1980. (Este artigo foi incluído no livro do autor Escola e Democracia, Cortez, 1983). __________. Escola e democracia – para além da teoria da curvatura da vara. Revista ANDE,
, São Paulo, 1982, (Este artigo foi incluído no livro do autor Escola e Democracia, (op.cit.)). __________. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Em aberto, INEP 22 jul. –
ago. 1984.
SILVA, T.R.N. O livro didático: reflexões sobre critérios de seleção e utilização. Cadernos
de Pesquisa, 44, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, fev. 1983.
SOARES, M.B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, 52, São Paulo,
Fundação Carlos Chagas, fev. 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24