Um breve decálogo sobre o conceito de ‘literacia’ na Política Nacional de Alfabetização (PNA, 2019)
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.352Palavras-chave:
Alfabetização, Políticas públicas de alfabetizaçãoResumo
Número Especial: DOSSIÊ “POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: OLHARES DE PROFESSORES E PESQUISADORES”
Métricas
Referências
BLOOME, David et alli (Orgs.) Re-theorizing literacy practices: complex social and cultural contexts. Routledge, London, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização, 2019.
BOTO, Carlota. Entrevista Carlota Boto: entre o político e o pedagógico, 2019. Disponível em https://www.cenpec.org.br/tematicas/carlota-boto-alfabetizacao-entre-o-politico-e-opedagogico
BUNZEN, Clecio. Formação continuada: divulgação e didaticidade do conceito de letramento. In: Anais do XV ENDIPE, Belo Horizonte, 2010.
CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Ideologies Languaged into Being: examiingin conversations on Schooled and Religious Literacies Ideologies. In: David Bloome et alli (Orgs.) Re-theorizing literacy practices: complex social and cultural contexts. Routledge, London, 2019.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Educação e os estudos atuais sobre letramento. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 25, n. 1, 209-224, jan./jun. 2007.
GOULART, Cecília. Práticas de letramento na Educação Infantil: o trabalho pedagógico no contexto da cultura letrada. In: TEIAS: Rio de Janeiro, ano 7, nº 13-14, jan/dez 2006.
KALMAN, Judith. Literacies in Latin America. In: Literacy Volume of the Encyclopedia of Language and Educacion, 3rd edition. Stephen May (Ed.) & Nancy Hornberger, 2014.
KALMAN, J. & STREET, B. Literacy and Numeracy in Latin America: local perspectives and beyond. Routledge, 2013.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005.
KLEIMAN, Ângela. Ação e mudança na sala de aula: uma nova pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, R. (org.). Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado da Letras, 1995.
LOPES, Luiz Paulo da Moita Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero. In: Trabalhos Em Linguística Aplicada, 49(2), 393- 417, 2016.
MARCUSCHI, Luiz A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clecio. Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escrita. São Paulo: Ação Educativa, 2016.
MORTATTI, M. R. L. Educação e letramento. São Paulo: Unesp, 2004.
NEVES, Vanessa; CASTANHEIRA, Maria Lúcia & GOUVEA, Maria. O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. In: Revista Brasileira de Educação. vol.20 no.60 Rio de Janeiro jan./mar. 2015
ROJO, Roxane. Ao pé da letra: a construção da narrativa e do letramento. São Paulo: Parábola, 2010.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editora, 2009.
ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas. Mercado de Letras, 1998.
SANTOS, Carmi; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. CEEL, MEC, Autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Letramento. In: FRADE, I. C. A. S; VAL, M. da G. C. G; BREGUNCI, M. das G. C. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores, CEALE, 2014.
SOARES, Magda. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hiphop. São Paulo: Parábola, 2011.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
TERZI, Syliva. A oralidade e a construção de leitura por crianças de meio letrados. In: Angela Kleiman (Org.). In: Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado da Letras, 1995.
TFOUNI, Leda V. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2020-03-25
Publicado em 2020-03-25