Política Nacional de Alfabetização em análise: breves contribuições para mais um olhar crítico

Autores

  • Luciana Piccoli Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.364

Palavras-chave:

Alfabetização, Políticas públicas de alfabetização

Resumo

Número Especial: DOSSIÊ “POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: OLHARES DE PROFESSORES E PESQUISADORES”

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012b. 57 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. 54 p.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

PICCOLI, Luciana. Diferenciação pedagógica e os direitos de aprendizagem na alfabetização. In: PICCOLI, Luciana; CORSO, Luciana Vellinho; ANDRADE, Sandra dos Santos; SPERRHAKE, Renata (Orgs.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC UFRGS: práticas pedagógicas, aprendizagem da matemática e políticas públicas. São Leopoldo: Oikos, 2018. P.19-42. Disponível em: http://oikoseditora.com.br/files/Pacto%20Nacional%20pela%20Alfabetiza%C3%A7%C3% A3o%20PNAIC%20UFRGS%20--%20e-book.pdf

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. SPERRHAKE, Renata; PICCOLI, Luciana. A pesquisa na área da alfabetização no Rio Grande do Sul (2012 - 2018): uma rede tecida com resumos de teses e dissertações. In: IV CONBALF – Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2019. [no prelo]

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Piccoli, L. (2020). Política Nacional de Alfabetização em análise: breves contribuições para mais um olhar crítico. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(10). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.364

Edição

Seção

DOSSIÊ