BENEDITO E JOVELINA: A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS EM GOIÁS NOS ANOS SESSENTA (SÉCULO XX)

Autores

  • Maria Emilia de Castro Rodrigues UFG
  • Juliano Guerra Rocha Secretaria de Educação de Goiás
  • Diane Valdez UFG

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.387

Palavras-chave:

Benedito e Jovelina, história da alfabetização em Goiás, Movimento de Educação de Base em Goiás

Resumo

A experiência de produção de impressos do Movimento de Educação de Base (MEB) foi um marco na alfabetização e pós-alfabetização de trabalhadores rurais no estado de Goiás. Dentre outros materiais e métodos, destacamos a produção de um Conjunto Didático eminentemente goiano para subsidiar o processo de alfabetização de jovens e adultos. Trata-se de Benedito e Jovelina, um material baseado no sistema Paulo Freire, concebido pela equipe local do MEB-Goiás. Tomando como objeto de estudos esse impresso, problematizamos: como foi o processo de produção de Benedito e Jovelina? Quais as marcas da proposta de alfabetização de Paulo Freire nessa produção didática? Em quais aspectos a materialidade desse Conjunto Didático revela concepções inerentes para o processo de ensino de leitura e escrita dos camponeses goianos? O artigo tem por objetivo analisar o Conjunto Didático Benedito e Jovelina, compreendendo a sua história, as concepções de alfabetização presentes, a influência de Paulo Freire na educação de jovens e adultos em Goiás durante os anos sessenta, especialmente no limiar da ditadura militar de 1964.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Rodrigues, M. E. de C., Rocha, J. G., & Valdez, D. (2020). BENEDITO E JOVELINA: A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS EM GOIÁS NOS ANOS SESSENTA (SÉCULO XX). Revista Brasileira De Alfabetização, 1(11). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.387

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2020-03-25
Aceito em 2020-03-25
Publicado em 2020-03-25