POR UMA INFÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA

Autores

  • Marcos Ribeiro de Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Michele de Freitas Faria de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • Roselusia Teresa de Morais Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.433

Resumo

Em diálogo com as artes literária e cinematográfica, este artigo aposta na infância da leitura e da es- crita como “germe de vida” para a invenção de si e de mundo. A infância, não como uma etapa de um ciclo de vida, mas como “condição de experiência”, como (des)limite da/na linguagem que, com sua força, desestabiliza práticas sociais, inclusive práticas escolares de escrita e leitura. Assim, trata- mos da produção de um corpo leitor-escritor como experiência primordial que abrange uma cognição encarnada e um tempo de ressonâncias que não é o tempo cronológico dos relógios, do capital, e do desenvolvimento. Vivemos um tempo acelerado e, quando refletimos sobre as práticas de escrita e leitura escolares, tal aceleração, vinculada à necessidade de produtividade, dispersa a atenção sobre como se escreve e como se lê. Diante disto, nos perguntamos: o que pode a escola no que diz respeito à constituição desse corpo leitor-escritor? Apostamos que ela pode muito, pois esta mesma escola é um dos poucos lugares em que, mesmo atravessado pela disciplinarização dos corpos e aceleração da vida, seja possível uma certa suspensão do tempo e do espaço mercadológicos.

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Biografia do Autor

Marcos Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia (DPS) e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE), ambos da Universidade Federal de Sergipe.

Psicólogo (UFS), mestre em Educação (PPGED/UFS) e doutor em Sociologia (PPGS/UFS). 

Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Psicologia (DPS) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe.

Doutora em Educação pela UFRGS

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI), da Universidade Federal de Sergipe. 

Doutora em Educação pela UFPel

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Ribeiro de Melo, M., de Freitas Faria de Vasconcelos, M. ., & Teresa de Morais Oliveira, R. . (2020). POR UMA INFÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 64–77. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.433

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2020-07-27
Aceito em 2020-07-27
Publicado em 2020-07-27