REFLETINDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO, DESIGUALDADE E RAÇA

UMA ENTREVISTA COM ARLETTE INGRAM WILLIS

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Mˆonica Maciel Vahl University of Canterbury
  • Eduardo Arriada Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.v%2513.446

Palavras-chave:

alfabetização;, desigualdade, raça

Resumo

A professora Arlette Ingram Willis vem pesquisando e contribuindo com o campo da alfabetização nas últimas três décadas. Ela realizou os cursos de mestrado e doutorado em Ohio State University (OSU) nos Estados Unidos da América (em 1975 e 1990, respectivamente) e atua como professora na University of Illinois, Urbana-Champaign (UIUC) desde 1991. Em 2014, por meio do programa Fulbright, foi professora visitante na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), recebida pela professora Drª Eliane Teresinha Peres. Entre suas diversas atuações no âmbito acadêmico, destacamos o trabalho como Presidente da Associação de Pesquisa em Alfabetização (Literacy Research Association) em 2014 e como Presidente da Conferência Nacional de Pesquisa em Linguagem e Alfabetização (National Conference on Research in Language and Literacy) em 2009, ambas nos Estados Unidos. Além disso, é integrante da Associação Americana de Pesquisa Educacional (American Educational Research Association), do Conselho Nacional de Professores de Inglês (National Council of Teachers of English), e da Associação Internacional de Leitura (International Reading Association). O que confere lhe confere um papel atuante e engajado em diferentes associações em pesquisa educacional.

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Professora adjunta no Istituto de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutora em Educação pelo PPGE/FaE/UFPEL.

Integrante dos grupos de pesquisa NEPE/FURG e HISALES/UFPEL.

Mˆonica Maciel Vahl, University of Canterbury

Professora na University of Canterbury. Doutora em Educação pela University of Canterbury. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas

Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-graduação. Vinculado ao Centro de Estudos e Investigação em História da Educação. Coordena o Centro de Documentação - CEDOC.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Nogueira, G. M., Maciel Vahl, M. ., & Arriada, E. (2020). REFLETINDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO, DESIGUALDADE E RAÇA: UMA ENTREVISTA COM ARLETTE INGRAM WILLIS. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 175-182. https://doi.org/10.47249/rba.v%13.446

Edição

Seção

ENTREVISTAS