INTERSECÇÕES ENTRE O ANALFABETISMO E AS INSTITUIÇÕES SACROSSANTAS NO JORNAL O EXEMPLO
PORTO ALEGRE, RS, 1916-1930
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021468Palavras-chave:
Jornal O Exemplo, Instituições sacrossantas, AnalfabetismoResumo
O texto tem a intenção de descrever as “intersecções entre o analfabetismo e as instituições sacrossantas no jornal O Exemplo, impresso publicado em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul (1916-1930)”. O recorte temporal reside na recorrência da temática do analfabetismo e, se insere no campo da História da Alfabetização e da História da Educação, sob os pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural. Esse pressuposto sugere prescrutar os indícios, os vestígios, as lacunas, as ausências e as representações que foram construídas em um determinado contexto. O problema, inspirado na descrição densa de Geertz (2008), reside na seguinte pergunta: como o analfabetismo torna-se um discurso corrente nas páginas do jornal O Exemplo a partir das instituições sacrossantas: família, sociedade e pátria? O texto indicou que o jornal O Exemplo empreendeu uma série de esforços para que as pessoas analfabetas procurassem meios de instruírem-se para o bem do país e progresso da nação.
Métricas
Referências
CORBIN, Alain. O prazer do historiador. Rev. Bras. Hist. 2005, vol.25, n.49.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O jornal e outras fontes para a história da educação mineira do século XX: uma introdução. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; GATTI JR, Décio (org.). Novos Temas em História da Educação Brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
FRAGO, A.V. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 7ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNSP: CPNED, 2000.
NÓVOA, António. Carta a um jovem historiador da educação. História y Memoria de la Educación, Sedhe, n. 1, 2015, p. 23-58.
O EXEMPLO (1894-1919). Disponível em: http://bndigital.bn.br/acervo-digital/exemplo/843717. Acesso em 15 de abr. 2020.
O EXEMPLO (1920-1930). Disponível em: http://ihgrgs.org.br/. Acesso em 15 de abr. 2020.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol III: século XX. 4 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2021-05-25
Publicado em 2021-07-04