REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LETRAMENTO
O LUGAR DA ESCRITA AUTORAL NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021472Palavras-chave:
Práticas discursivas. Letramento. Alfabetização. Escrita. Práticas docentes.Resumo
O presente artigo tem como escopo identificar em abordagens de práticas discursivas de letramento contribuições para o processo de alfabetização, em uma perspectiva de protagonismo da escrita discente. Como exemplo de proposição prática, trazemos a experiência do dispositivo pedagógico ‘Correio’ elaborado por uma escola pública localizada em Belford Roxo, Rio de Janeiro. No referido dispositivo, educandos são convocados a produzirem cartas desde o princípio da alfabetização, em uma concepção de linguagem como sistema plástico, flexível e representativo do contexto sócio-histórico. Logo, o protagonismo das produções discentes é aqui salientado como uma potente prática alfabetizadora discursiva, uma vez que legitima toda a trajetória construída pelo aprendiz na apreensão da escrita.
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Aceito em 2021-06-22
Publicado em 2021-07-04