ESTRATEGIAS DE LECTURA
CONTRIBUCIONES PARA LA COMPRENSIÓN ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021530Palavras-chave:
Lectura, Estrategias, Metacognición, Comprensión, EnseñanzaResumo
El proceso de aprendizaje de la lectura ha estado siempre presente en muchas discusiones, tanto en el entorno escolar como en el académico. Enseñar a los alumnos a leer, considerando la lectura como un proceso que conlleva la comprensión del texto y no solamente su descodificación, es tarea de la institución escolar. En este artículo analizamos la enseñanza de las estrategias metacognitivas de lectura. Además de evidenciar la importancia del conocimiento previo, definiremos y exploraremos seis de las estrategias que intervienen en la comprensión lectora: conexión, inferencia, visualización, cuestionamiento, resumen y síntesis, señalando procedimientos de intermediación en la acción docente, demostrando que esa enseñanza permite al estudiante tomar consciencia del material de lectura, ampliar su conocimiento anterior y comprender lo que lee.
Métricas
Referências
ARENA, D. B. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. En: R. J. SOUZA (Org.), Ler e compreender: estratégias de leitura (pp. 13-44). Campinas: Mercado de Letras, 2010.
AZEVEDO, R. Se eu fosse aquilo. São Paulo: Ática, 2013.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.
BARBOSA, G. A. S. Sequência didática e estratégias de leitura na aprendizagem da produção de textos (Tesis de Doctorado). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil, 2017.
BAZERMAN, C. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, 2007.
BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. En R. ROJO (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
BRANDÃO, H. N. (2005). Escrita, leitura e dialogicidade. En B. BRAIT (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2003.
DAVIS, L. & SOUCA, R. J. Entendendo textos: estratégias para a sala de aula. Leitura. Teoria Prática, v. 1, 2009.
GIROTTO, C & SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. En R. J. SOUZA (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
HARVEY, S. & GOUDVIS, A. Strategies that work. Teaching comprehension for understanding and engagement. Portland: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2008.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. En A. P. DIONÍSIO, A. R. MACHADO & M. A. BEZERRA. Gêneros textuais e ensino (pp. 19-38). São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PCN: Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1988.
PRESSLEY, M. Reading instruction that works: The case for balanced teaching. New York: Guilford, 2002.
SANTOS, A. M. M. C. & SOUZA, R. J. Andersen e as estratégias de leitura: atividades práticas no cotidiano escolar. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
SCHNEYWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. En B. SCHNEUWLY & J. DOLZ (Org.) Gêneros orais e escritos na escola (pp. 21-39). Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, R. J. & COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Cadermo de Formação: formação de profesores, didática de conteúdos, v. 2, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2021-07-03
Publicado em 2021-07-04