A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E O SENTIDO DISCURSIVO DA LINGUAGEM ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021531Palavras-chave:
Leitura, Leituralização, Sentido, EscritaResumo
O trabalho visou refletir e analisar as concepções e procedimentos de ensino e aprendizagem da leitura e sua relação com a escrita a partir da Teoria Histórico-Cultural e do processo de leiturização de Jean Foucambert. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com base nos estudos bibliográficos. A concepção de leitura defendida em ambas as abordagens se refere ao processo de construção e reconstrução do sentido discursivo dos signos culturais representados pela linguagem escrita. Concluiu-se que a leitura deve ser propiciada pelo professor com vistas à formação da criança como leitora e escritora de gêneros enunciativos. Assim, a leitura torna-se, de fato, reconhecida e valorizada como processo subjetivo de compreensão do discurso escrito da cultura humana.
Métricas
Referências
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978, p. 259-284.
LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli E.D.A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
FOUCAMBERT. Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 89-130.
FOUCAMBERT. Jean. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Curitiba: Editora UFPR, 2008, p. 61-103.
VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1995. v. 3.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Madrid. Visor, 1996. V.4.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKII, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich, LURIA, Alexander Romanovich, LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2012, p.103-117.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2021-07-03
Publicado em 2021-07-04