RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

DOIS ESTUDOS DE CASOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022580

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Alfabetização. Letramento. Formação Continuada.

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo, do tipo estudo de caso, com dados submetidos à análise de conteúdo. Adotou-se o instrumento da entrevista com roteiro semiestruturado para a coleta dos dados. Buscou-se compreender como as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores se relacionam com seus processos de formação continuada, além de interpretar os elementos que caracterizam o ensino da aquisição da leitura e da escrita. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas das entrevistadas são construídas por estratégias que consideram as prescrições presentes nas atividades propostas pela secretaria municipal de educação, combinando com autonomia dos educadores em escolher o método a ser utilizado na alfabetização de seus alunos.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Miguel dos Santos da Paz, A., Santos, M. E., & Pereira, C. A. . (2022). RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES : DOIS ESTUDOS DE CASOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022580

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-02-27
Aceito em 2022-12-14
Publicado em 2022-12-31