PARA ALÉM DAS PALAVRAS: ESPAÇOS DE INCLUSÃO DA CRIANÇA NA CULTURA LETRADA

Autores

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.61

Palavras-chave:

Linguagens. Letramento. Educação infantil. Cultura letrada.

Resumo

Com o objetivo compreender o processo de apreensão da leitura e da escrita na Educação Infantil, como uma condição de inclusão da criança na cultura letrada, este texto propõe uma reflexão teórica na tentativa de construir uma aproximação entre a concepção de letramentos numa perspectiva não apenas conceitual, mas em seu aspecto ideológico de usos da língua, como nos aponta Soares (2001a, 2001b, 2002), Street (1984, 2003), e as propostas teóricas e metodológicas a partir das múltiplas linguagens balizadas pelos documentos oficiais para a Educação Infantil. A reflexão sinaliza que o processo de inserção cultural pode ser percebido em espaços de articulação da linguagem, a partir da expressividade, da interatividade e de práticas de letramento, como ações que se integram e se complementam de forma concomitante.
Palavras-chave: Linguagens. Letramento.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Vieira Goulart, I. do C. (2015). PARA ALÉM DAS PALAVRAS: ESPAÇOS DE INCLUSÃO DA CRIANÇA NA CULTURA LETRADA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(2). https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.61

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2016-05-11
Aceito em 2016-05-11
Publicado em 2015-12-31