PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.62Palavras-chave:
Alfabetização. Texto. Crianças.Resumo
Discute a possibilidade de as crianças escreverem textos na alfabetização. É o desdobramento de uma pesquisa realizada com crianças de 6 a 7 anos de idade em instituição de ensino fundamental da rede pública de Vila Velha-ES, em 2011, que investigou a questão: No processo inicial da alfabetização, as crianças escrevem textos para dialogar com o outro? Realiza um estudo de caso e utiliza como técnica de produção de dados a observação participante. Conclui que, quando incentivadas a escrever, as crianças produzem textos para se relacionar com o outro realizando, assim, seus projetos discursivos por meio da escrita de enunciados escritos carregados de suas histórias de vida, seus conflitos, afetos e desejos e durante esse processo dialogam a respeito de suas ideias sobre o sistema de escrita, refletindo sobre os aspectos discursivos e linguísticos da linguagem escrita.Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária,
_____. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
_____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Educação Infantil e cultura escrita. In: FARIA, Ana Lúcia
Goulart; MELLO, Suely Amaral. Linguagens infantis: outras formas de leitura. São Paulo:
Autores Associados, 2005.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da
pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Autores Associados, n. 116,
p. 21-39, jul. 2002.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João
Editores, 2010.
_____. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GONTIJO, Claudia Maria Mendes. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita.
Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
_____. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
GONTIJO, Claudia Maria Mendes; CAMPOS, Dulcinéa. Elementos para pensar a pesquisa
em educação. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). A responsividade bakhtiniana:
na educação, na estética e na política. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.
PIAGET, Jean. Comentário de Piaget sobre as observações críticas de Vygotsky concernentes
a duas obras: “A linguagem e o pensamento da criança” e “O raciocínio da criança”.
Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 48, p. 69-77, out./dez.1990.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo:
Cortez, 2003.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas II. Madri: Visor, 1931-1993.
_____. Obras escogidas III. Madri: Visor, 1931-2000.
_____. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2016-05-11
Publicado em 2015-12-31