PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Dania Monteiro Vieira Costa Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.62

Palavras-chave:

Alfabetização. Texto. Crianças.

Resumo

Discute a possibilidade de as crianças escreverem textos na alfabetização. É o desdobramento de uma pesquisa realizada com crianças de 6 a 7 anos de idade em instituição de ensino fundamental da rede pública de Vila Velha-ES, em 2011, que investigou a questão: No processo inicial da alfabetização, as crianças escrevem textos para dialogar com o outro? Realiza um estudo de caso e utiliza como técnica de produção de dados a observação participante. Conclui que, quando incentivadas a escrever, as crianças produzem textos para se relacionar com o outro realizando, assim, seus projetos discursivos por meio da escrita de enunciados escritos carregados de suas histórias de vida, seus conflitos, afetos e desejos e durante esse processo dialogam a respeito de suas ideias sobre o sistema de escrita, refletindo sobre os aspectos discursivos e linguísticos da linguagem escrita.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária,

_____. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

_____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Educação Infantil e cultura escrita. In: FARIA, Ana Lúcia

Goulart; MELLO, Suely Amaral. Linguagens infantis: outras formas de leitura. São Paulo:

Autores Associados, 2005.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da

pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Autores Associados, n. 116,

p. 21-39, jul. 2002.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João

Editores, 2010.

_____. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GONTIJO, Claudia Maria Mendes. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita.

Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

_____. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.

GONTIJO, Claudia Maria Mendes; CAMPOS, Dulcinéa. Elementos para pensar a pesquisa

em educação. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). A responsividade bakhtiniana:

na educação, na estética e na política. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.

PIAGET, Jean. Comentário de Piaget sobre as observações críticas de Vygotsky concernentes

a duas obras: “A linguagem e o pensamento da criança” e “O raciocínio da criança”.

Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 48, p. 69-77, out./dez.1990.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo:

Cortez, 2003.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas II. Madri: Visor, 1931-1993.

_____. Obras escogidas III. Madri: Visor, 1931-2000.

_____. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Vieira Costa, D. M. (2015). PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(2). https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.62

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2016-05-11
Aceito em 2016-05-11
Publicado em 2015-12-31