O METHODO RAPIDO PARA APRENDER A LER DE JOÃO KÖPKE E AS POLÊMICAS EM TORNO DA SOLETRAÇÃO, SILABAÇÃO E PALAVRAÇÃO (1874-1879)
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022672Palavras-chave:
João Köpke, Métodos de ensino da leitura, Método sintético, Cartilhas, SilabáriosResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir aspectos de duas cartilhas, em seu conteúdo e materialidade. Toma como fontes documentais as publicações de João Köpke, o Methodo rapido para aprender a ler (1874) e o Methodo racional e rapido para aprender a ler sem soletrar (1879), além de artigos de jornais. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História Cultural e tendo a análise documental como procedimento adotado, considera as cartilhas como artefatos culturais. O estudo permite uma compreensão sobre os modos de processar os métodos para o ensino da leitura, propostos por João Köpke, especialmente o sintético, assim como sua relação com outros educadores de sua época.
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Aceito em 2022-12-23
Publicado em 2022-12-31