ALFABETIZAÇÃO – PARA QUÊ? ANÁLISES TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE O SENTIDO DE EDUCAR NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Bianca Stela Luiz e Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-4915-1398
  • Roselaine Ripa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024785

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização, Alfabetização, Teoria Crítica da Sociedade

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contradições que permeiam o conceito de alfabetização na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Na condição de uma pesquisa documental, utiliza-se a dialética negativa como metodologia de análise crítica do objeto. A partir do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, é possível considerar que o sentido de educar, sob a perspectiva da PNA, reproduz a estrutura ideológica que prevê a racionalização da educação como mecanismo de subjugação dos indivíduos à lógica do sistema de vida estabelecido na sociedade administrada – nesse contexto, reside o predomínio da razão instrumental, da educação danificada e, enfim, a substituição da experiência formativa autêntica pela semiformação institucionalizada.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Silveira , B. S. L. e, & Ripa, R. (2024). ALFABETIZAÇÃO – PARA QUÊ? ANÁLISES TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE O SENTIDO DE EDUCAR NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2024785

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-08-28
Aceito em 2023-12-04
Publicado em 2024-10-07