ALFABETIZAÇÃO – PARA QUÊ? ANÁLISES TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE O SENTIDO DE EDUCAR NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024785Palavras-chave:
Política Nacional de Alfabetização, Alfabetização, Teoria Crítica da SociedadeResumo
Este artigo objetiva analisar as contradições que permeiam o conceito de alfabetização na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Na condição de uma pesquisa documental, utiliza-se a dialética negativa como metodologia de análise crítica do objeto. A partir do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, é possível considerar que o sentido de educar, sob a perspectiva da PNA, reproduz a estrutura ideológica que prevê a racionalização da educação como mecanismo de subjugação dos indivíduos à lógica do sistema de vida estabelecido na sociedade administrada – nesse contexto, reside o predomínio da razão instrumental, da educação danificada e, enfim, a substituição da experiência formativa autêntica pela semiformação institucionalizada.
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Aceito em 2023-12-04
Publicado em 2024-10-07