APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA:

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO PARA O REDIMENSIONAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Érica Raiane de Santana Galvão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAG)

Palavras-chave:

letramento, alfabetização, Sistema de Escrita Alfabética

Resumo

Os estudos sobre letramento contribuíram significativamente para a concepção atual de alfabetização do Brasil. O letramento consiste em um desenvolvimento de habilidades para utilizar a leitura e a escrita nas práticas sociais, e não somente o saber ler mecanicamente. Na concepção atual de alfabetização, é defendido que a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) precisa estar vinculada às práticas reais de leitura e produção de texto, a fim de que o sujeito possa vivenciar uma aprendizagem significativa não só da notação alfabética, mas também da linguagem que usa ao ler e escrever. Os resultados apontam que é essencial promover práticas no processo de ensino-aprendizagem que envolvam o letramento para proporcionar a inserção dos educandos na cultura da escrita.

Biografia do Autor

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAG)

Graduanda do curso de Pedagogia da UFRPE, integrante do grupo de pesquisa Linfor, bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPQ.

Referências

COLELLO, S. M. G. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004 (2a. edição revista e ampliada).

COUTINHO, M. L. Psicogênese da língua escrita. O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 47-68.

FERREIRO, E. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1997.

GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 11-28.

LEAL. T. F. A aprendizagem dos princípios básicos do sistema alfabético: por que é importante sistematizar o ensino? In: ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (org.). Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 77-116.

LEAL, T. F. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola. In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 89-110.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

MORTATTI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

REGO, L. L. B. Alfabetização e letramento: refletindo sobre as atuais controvérsias. Conferência apresentada no Seminário Alfabetização e letramento em debate. Ministério da Educação, Brasília, 2006. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me03176a.pdf. Acesso em: 10 de set de 2018.

SILVA, R. P. Leitura e escrita na alfabetização. In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 134-146.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

SOARES, M. Letramento: tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26ª Reunião Nacional da ANPEd, 2003, Caxambu. Anais da 26ª Reunião Nacional da ANPED, Caxambu: 2003b, p. 1 – 18.

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Galvão, Érica R. de S. (2020). APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: : AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO PARA O REDIMENSIONAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 140-157. Recuperado de http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/311

Edição

Seção

TEMA LIVRE