APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA:

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO PARA O REDIMENSIONAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Auteurs

  • Érica Raiane de Santana Galvão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAG)

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.311

Mots-clés :

letramento, alfabetização, Sistema de Escrita Alfabética

Résumé

Os estudos sobre letramento contribuíram significativamente para a concepção atual de alfabetização do Brasil. O letramento consiste em um desenvolvimento de habilidades para utilizar a leitura e a escrita nas práticas sociais, e não somente o saber ler mecanicamente. Na concepção atual de alfabetização, é defendido que a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) precisa estar vinculada às práticas reais de leitura e produção de texto, a fim de que o sujeito possa vivenciar uma aprendizagem significativa não só da notação alfabética, mas também da linguagem que usa ao ler e escrever. Os resultados apontam que é essencial promover práticas no processo de ensino-aprendizagem que envolvam o letramento para proporcionar a inserção dos educandos na cultura da escrita.

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Biographie de l'auteur

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAG)

Graduanda do curso de Pedagogia da UFRPE, integrante do grupo de pesquisa Linfor, bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPQ.

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Publiée

2020-07-27

Comment citer

Galvão, Érica R. de S. (2020). APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: : AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO PARA O REDIMENSIONAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 140–157. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.311

Numéro

Rubrique

TEMA LIVRE
Reçu dans 2019-07-24
Accepté en 2020-03-30
Publié dans 2020-07-27