ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO NA ARGENTINA: UM DIÁLOGO COM MARÍA DEL CARMEN LORENZATTI

Autores

  • María del Carmen Lorenzatti Universidad Nacional de Córdoba e Universidad Nacional de Chilecito Argentina
  • Silvana Oliveira Biondi
  • Juliano Guerra Rocha

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, direito à educação, práticas de cultura escrita.

Resumo

Este texto apresenta um diálogo entre professores: dois brasileiros e uma argentina. A temática voltou-se para a alfabetização de pessoas adultas, a partir da experiência de María del Carmen Lorenzatti, em Córdoba, na Argentina. Nesse diálogo, destacam-se entre os assuntos tratados: os conceitos de alfabetização e letramento de jovens e adultos incorporados nos estudos de Lorenzatti; a relação entre o letramento e o direito à educação; as possibilidades de acesso à cultura escrita e à leitura pelos sujeitos com pouca ou nenhuma escolaridade; a formação de educadores de jovens e adultos; as questões históricas e atuais sobre o cenário da alfabetização de jovens e adultos na Argentina etc. María del Carmen, professora e pesquisadora, apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de pessoas não alfabetizadas, enfatizando a importância de o educador orientar para uma realidade na qual se insere o adulto com o propósito de ajudá-lo a ter consciência do seu lugar no mundo e, para tanto, o currículo abordado precisa ser a oportunidade de explorar grandes eixos temáticos acerca da realidade circundante. Com isso, o conhecimento escolar e o ensino estariam respondendo a uma problemática específica que, por sua vez, seria autopercebida e não imposta a esse jovem e adulto.

Referências

KALMAN, Judith et al. La relevancia de la alfabetización de personas jóvenes y adultas en América Latina hoy. México: Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe, 2018.

LORENZATTI, María del Carmen; ARRIETA, Rocío. La escuela de jóvenes y adultos: un espacio para aprender “la charla” y la “buena escritura”. In: FREITAS, Antonio Francisco Ribeiro de; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; RIBEIRO, Nadja Naira Aguiar (Orgs.). Os sentidos da formação em rede: observações sobre as práticas de leitura e das práticas dos leitores. Maceió: Edufal, 2017.

KALMAN, Judith. Saber lo que es la letra: una experiencia de la lectoescritura con las mujeres de Mixquic. México: Siglo XXI, 2004.

ZAVALA, Virginia. (Des)encuentros con la escritura: escuela y comunidad en los Andes peruanos. Lima, Perú: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2002.

KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.

Publicado

2020-03-25

Edição

Seção

DOSSIÊ