ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO NA ARGENTINA: UM DIÁLOGO COM MARÍA DEL CARMEN LORENZATTI
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.396Mots-clés :
Educação de Jovens e Adultos, direito à educação, práticas de cultura escrita.Résumé
Este texto apresenta um diálogo entre professores: dois brasileiros e uma argentina. A temática voltou-se para a alfabetização de pessoas adultas, a partir da experiência de María del Carmen Lorenzatti, em Córdoba, na Argentina. Nesse diálogo, destacam-se entre os assuntos tratados: os conceitos de alfabetização e letramento de jovens e adultos incorporados nos estudos de Lorenzatti; a relação entre o letramento e o direito à educação; as possibilidades de acesso à cultura escrita e à leitura pelos sujeitos com pouca ou nenhuma escolaridade; a formação de educadores de jovens e adultos; as questões históricas e atuais sobre o cenário da alfabetização de jovens e adultos na Argentina etc. María del Carmen, professora e pesquisadora, apresenta reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de pessoas não alfabetizadas, enfatizando a importância de o educador orientar para uma realidade na qual se insere o adulto com o propósito de ajudá-lo a ter consciência do seu lugar no mundo e, para tanto, o currículo abordado precisa ser a oportunidade de explorar grandes eixos temáticos acerca da realidade circundante. Com isso, o conhecimento escolar e o ensino estariam respondendo a uma problemática específica que, por sua vez, seria autopercebida e não imposta a esse jovem e adulto.
Métriques
Références
KALMAN, Judith et al. La relevancia de la alfabetización de personas jóvenes y adultas en América Latina hoy. México: Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe, 2018.
LORENZATTI, María del Carmen; ARRIETA, Rocío. La escuela de jóvenes y adultos: un espacio para aprender “la charla” y la “buena escritura”. In: FREITAS, Antonio Francisco Ribeiro de; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; RIBEIRO, Nadja Naira Aguiar (Orgs.). Os sentidos da formação em rede: observações sobre as práticas de leitura e das práticas dos leitores. Maceió: Edufal, 2017.
KALMAN, Judith. Saber lo que es la letra: una experiencia de la lectoescritura con las mujeres de Mixquic. México: Siglo XXI, 2004.
ZAVALA, Virginia. (Des)encuentros con la escritura: escuela y comunidad en los Andes peruanos. Lima, Perú: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2002.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2020-03-25
Publié dans 2020-03-25