DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO SOCIAL COM GRUPOS MINORITÁRIOS:

ENTREVISTA COM CÉLIA RENATA ROSEMBERG

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Resumo

"Desenvolvimento da Linguagem em situações de interação social com grupo minoritários" compreende uma entrevista realizada com Célia Renata Rosemberg, da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos. 

Célia é professora titular de “Investigación y Estadística Educacional I". Desde 2016, atua como diretora do “Centro Interdisciplinario de Investigacionesen Psicología Matemática y Experimental (CIIPME)”. E ainda, é investigadora do “Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas”, com uma longa trajetória de pesquisa no campo da alfabetização. Conta com uma vasta produção de artigos científicos publicados em âmbito nacional e internacional, de livros acadêmicos e também livros para crianças, visando o desenvolvimento da linguagem.  Temáticas como alfabetização multicultural, alfabetização bilíngue, interculturalidade, são recorrentes em suas produções, assim como, narração e leitura de contos, compreensão da leitura, vocabulário e intercâmbio verbal.

Dada a relevância dessa pesquisadora  e dimensão de seu trabalho, entende-se que a entrevista contribui imensamente com a temática deste dossiê, bem como para ampliar o diálogo com alfabetizadores e fortalecer a interlocução entre pesquisadores da América Latina.

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Professora adjunta no Istituto de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutora em Educação pelo PPGE/FaE/UFPEL.

Integrante dos grupos de pesquisa NEPE/FURG e HISALES/UFPEL.

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Nogueira, G. M. (2020). DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO SOCIAL COM GRUPOS MINORITÁRIOS: : ENTREVISTA COM CÉLIA RENATA ROSEMBERG. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 7-13. Recuperado de http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/428

Edição

Seção

DOSSIÊ