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A REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO é a primeira revista brasileira editada sob a responsabilidade de uma associação de âmbito nacional e que expressa tanto em seu título quanto em sua política editorial, a centralidade do interesse no tema - Alfabetização. Tem como proposta a variedade temática e conceitual sobre alfabetização assim como a diversidade geográfica quanto à autoria dos textos que divulga para a comunidade científica e educacional, considerando também abordagens em perspectiva interdisciplinar (educação, letras, psicologia, história, antropologia, linguística, sociologia etc.)

  • Chamada dossiê: Letramento e religiosidade

    2025-10-29

    Chamada para o Dossiê Letramento e religiosidade

    O dossiê sobre “Letramento e Religião”, inspira-se nos pressupostos de Brian Street, especialmente, quando afirma que “Existem vários modos diferentes pelos quais representamos nossos usos e significados de ler e escrever em diferentes contextos sociais e o testemunho de sociedades e épocas diferentes demonstra que é enganoso pensar em uma coisa única e compacta chamada letramento (STREET, 2007, p. 466)”. A história mostra que os usos da escrita com fins religiosos sustentou uma série de práticas rituais canônicas, em diversas religiões, e que houve apropriações de textos religiosos para usos populares dos escritos, com fins diversos. A igreja, junto com outros pilares como burocracia estatal e comércio criaram condições de desenvolvimento da escrita. Desse modo, entendemos que o contexto religioso é uma, dentre tantas possibilidades de viver eventos e práticas de letramento. Quais seriam os usos e significados que estas práticas nos revelam ao longo do tempo e na contemporaneidade? Quais sujeitos delas participam? Como o texto escrito serve de base para eventos de diferentes naturezas envolvendo uso religioso? Quais são a instituições que moldam determinados usos e como fazem? Quais impressos ou textos manuscritos   foram e são produzidos no contexto de diferente religiões? Quais ações de mediação são colocadas em cena, nestes contextos? Como o oral e o escrito se relacionam nas práticas?  Estas são algumas das perguntas que podemos responder a partir dos campos da antropologia, da sociologia, da educação, da história, entre outros.  Visando dar visibilidade a estudos que abordam um contexto ainda pouco explorado nos estudos sobre letramento no Brasil, este dossiê tem o propósito de reunir textos de autores brasileiros e estrangeiros que versem sobre relações entre letramento e religião.

    STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. In. Filol. lingüíst. port., n. 8, p. 465-488, 2006.

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