Novo Prazo - Dossiê Infância, Literatura e Escola: questões e tensões

2024-01-01

Novo prazo para envio de artigos: 31/01/2024

 

Chamada:

Infância, literatura e escola são três conceitos que se entrelaçam de diferentes maneiras, especialmente, quando a literatura ganha o adjetivo infantil. Mas neste entrelaçamento há forças que atuam ideologicamente e se tensionam mutuamente e em diferentes sentidos e direções. A literatura, como Antônio Cândido anunciava na década de 1980, é um direito de todos, o mesmo que a Constituição Federal atribui à educação. Assim, indagamos: o direito à educação escolar tem sido também o direito à literatura? Qual tem sido a literatura disponibilizada às crianças, desde a creche? Como a literatura tem chegado até elas? O que a literatura faz com os sujeitos, crianças e adulto, e o que os sujeitos fazem com a literatura? Como a leitura literária acontece na escola? Que relações se estabelecem entre literatura e ensino? Este dossiê tem como objetivo reunir artigos que tragam resultados de pesquisas que discutam e analisem as tensões entre infância, literatura e escola e concepções e práticas de leitura literária na escola e suas repercussões nos processos formativos.

 

O envio dos artigos deve ser feito pelo sistema da Revista. Ao fazer a submissão, selecionar a opção "Dossiê Infância, Literatura e Escola". 

Os artigos devem estar de acordo com as normas vigentes da Revista Brasileira de Alfabetização, disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/about/submissions

Não serão aceitos artigos com identificação de autoria.

Junho/2024 - Publicação do Dossiê

 

Organizadoras: 

Patrícia Corsino ( UFRJ) e Mônica Correia Baptista (UFMG)