NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM)

REFLEXÕES SOBRE O ATO DE LER E O ATO DE ESCREVER

Autores

  • Mara Cristina Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-4293-873X
  • Rafaela Emily Tadeu de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba20251009

Palavras-chave:

Alfabetização humanizadora, Ato de ler, Ato de escrever, Boletins, NAHum

Resumo

O presente artigo decorre de estudos realizados no âmbito da disciplina Alfabetização e Literatura para Crianças: conceitos e práticas, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). O objetivo é analisar os princípios do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) e discutir possíveis contribuições dos boletins publicados por este Núcleo, para o ensino do ato de ler e do ato de escrever. A metodologia utilizada sustenta-se na abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Além disso, busca nos estudos desenvolvidos por Arena (2010; 2021a; 2021b; 2021c), Arena e Arena (2024), Bajard (2012, 2014, 2021), Bajard e Arena (2015), Miller (2020; 2021), entre outros, aporte teórico para abordar a Alfabetização Humanizadora. Os resultados indicam que o NAHum promove discussões significativas e contribuições para ampliar as reflexões teóricas e demonstrações práticas relacionadas à Alfabetização Humanizadora, com destaque para os boletins divulgados no site desse Núcleo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Cristina Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI/UFU) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepae/UFU). Tem experiência na Educação Infantil e Anos Iniciais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Crianças, Infâncias, Alfabetização, Linguagens, Leitura, Escrita e Avaliação.

 

Rafaela Emily Tadeu de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010).  Pós-graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em Docência na Diversidade para a Educação Básica (2011). Docente na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, no cargo de professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I desde 2012. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Fernanda Duarte Araújo Silva

Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU), na linha de Saberes e Práticas Educativas. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Núcleo de Linguagens, Leitura e Escrita (LiLEs/FACED/UFU). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), do Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), do Grupo de Estudos e Pesquisas Lecturi (UFU). Tem experiência na Educação Básica e Superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: Alfabetização, Linguagens, Leitura, Escrita, Infâncias e Psicologia Histórico-Cultural. Coordena em parceria com a professora Camila Turati Pessoa (UFU) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq). Editora do periódico científico Ensino em Re-vista. Coordenadora Estadual do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil LEEI/Sudeste/MG/UFU no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Referências

ARENA, Dagoberto Buim. ARENA, Adriana Pastorello Buim. Alfabetização Humanizadora: princípios e funções de caracteres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/alfabetizacao-humanizadora-principios-e-funcoes-de-caracteres/ Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237 - 247, jan./jun. 2010.

ARENA, Dagoberto Buim. Linguagem escrita: um artefato histórico e cultural. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.2, jan./fev. 2021a. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/04/PERIODICO_JAN_FEV_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Ensinar a ler: aparência e essência. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.6, set./out. 2021b. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/09/PERIODICO_SET_OUT.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Por uma alfabetização à margem esquerda: para abandonar o tripalium e abraçar a poiésis. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 14, 2021c, 62-76. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2021528 Acesso em: 20 dez. 2024.

ARENA, Dagoberto Buim. Atos e ler, atos de ver, atos de refletir. In: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n. 15, mar./abr. 2023. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/03/PERIODICO_MAR_ABR_23.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.

BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2014.

BAJARD, Élie.; ARENA, Dagoberto Buim. Metodologias de ensino: por uma aprendizagem do ato de ler e do ato de escrever em um sistema tipográfico. In: DAVID, Célia Maria, et al. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.

BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2022.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. O B com A não fica BA… realmente! In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.3, mar./abr. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/03/PERIODICO_MAR_ABR_21-2-3.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina. A aprendizagem da escrita e os textos do cotidiano. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.5, jul./ago. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/07/PERIODICO_JUL_AGO-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Os sentidos no foco do ato de ler. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.21, mar./abr. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/03/PERIODICO_MAR_ABR.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

KOHLE, Érika Christina; LIMA, Vanilda Gonçalves de. Práticas pedagógicas humanizadoras: ensino e aprendizagem de atos de escrever não alienados. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.23, jul./ago. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/06/PERIODICO_JUL_AGO.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, 25(1), 83–104, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%x Acesso em: 20 dez. 2024.

MELLO, Suely Amaral. Não à PNA… não só na Educação Infantil. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.7, nov./dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Corrigido_PERIODICO_NOV_DEZ.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MELLO, Suely Amaral. O ensino do ler e escrever não se resolve com uma técnica, mas com um modo de praticar a educação escolar. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.22, mai./jun. 2024. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2024/05/PERIODICO_MAI_JUN-1.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MILLER, Stela. A hora e a vez de as crianças humanizarem-se. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim n.1, nov./dez. 2020. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2021/01/1a-Edicao-do-Boletim-Alfabetizacao-Humanizadora.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

MILLER, Stela. Vida longa ao boletim do NAHum!. In.: Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum), Boletim especial, dez. 2021. Disponível em: https://nahum-lescrever.com.br/wp-content/uploads/2022/07/PERIODICO_COMEMORATIVO_21.pdf Acesso em: 20 dez. 2024.

ROMANOWSKI, Joana P. ENS, Romilda T. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

Downloads

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Rodrigues, M. C. O., Araújo, R. E. T. de, & Silva, F. D. A. (2025). NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA (NAHUM): REFLEXÕES SOBRE O ATO DE LER E O ATO DE ESCREVER . Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba20251009

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2025-07-17
Aceito em 2025-08-14
Publicado em 2025-08-23