O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ QUE INSPIROU O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E O SEU IDEÁRIO POLÍTICO DE AVALIAÇÃO EXTERNA

Autores

  • Deane Monteiro Vieira Costa

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.111

Palavras-chave:

PAIC. Spaece-Alfa. Analfabetismo escolar.

Resumo

O presente texto analisa o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará e sua avaliação externa (Spaece-Alfa), em articulação com o ideário político vigente. Como base teórica fundamenta-se em textos produzidos por pesquisadores do campo da política educacional brasileira. Diferentemente do combate ao analfabetismo dos que estavam fora da escola, o programa procurou eliminar o analfabetismo escolar. A análise aqui empreendida conclui que a preocupação com a alfabetização na idade certa foi conjugada com uma via estratégica de regulação educacional – a de “medida-avaliação-informação”. O PAIC representa um avanço, ao mesmo tempo em que sofre de sérios limites na condução do programa a partir da lógica típica do mercado.

Palavras-chave: PAIC. Spaece-Alfa. Analfabetismo escolar.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Monteiro Vieira Costa, D. (2017). O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ QUE INSPIROU O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E O SEU IDEÁRIO POLÍTICO DE AVALIAÇÃO EXTERNA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.111

Edição

Seção

DOSSIÊ: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: QUESTÕES PARA DIÁLOGO
Recebido em 2017-01-06
Aceito em 2017-01-06
Publicado em 2017-01-06