ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: LIVROS INFANTIS COMO MOTE PARA PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.114Palavras-chave:
Leitura. Produção Textual. Alfabetização e Letramento.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a prática de uma professora alfabetizadora, do segundo ano do Ensino Fundamental, que desenvolve produção de texto com os alunos a partir da leitura de livros infantis. Com uma abordagem sócio-histórica, à luz da teoria bakhtiniana, a pesquisa se desenvolveu no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os resultados demonstraram que a professora usou a leitura de textos infantis, enquanto elemento da comunicação verbal em vários momentos, principalmente para desencadear produção textual, desenvolvendo várias estratégias, o que fez com que as crianças interagissem com os livros vivenciando experiências produtivas, permitindo maiores possibilidades de enunciação.
Métricas
Referências
AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BASTOS, Regiane Pradela da Silva. Práticas de alfabetizadoras em formação pelo PNAIC: estudo do uso dos acervos de leitura. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis-MT.
CARDOSO, Cancionila Janzkovski. O que as crianças sabem sobre a escrita? Cuiabá, MT: Central de texto: EdUFMT, 2008.
CRUZ, Magna do Carmo S.; MANZONI, Rosa Maria; SILVA, Adriana M. P. da. Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular – Língua Portuguesa. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2. Brasília: MEC/SEB, 2012. p. 6-15.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 21-39. Jul/2002.
GOULART, Cecília M. A. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação. Nº 18. p. 05-21. Set/Out/Nov/Dez 2001.
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. Será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia (org). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 99-112.
LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Rotina na alfabetização: integrando diferentes componentes curriculares. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento e organização escolar: ano 3: unidade 2. Brasília: MEC/SEB, 2012. p. 15-23.
MAGALHÃES, Luciane M.; ARAUJO, Rita de Cássia B. de F.; ACHTSCHIN, Simone B.; MELO, Terezinha T. M. de. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular – Língua Portuguesa. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1: unidade 2. Brasília: MEC/SEB, 2012. 6-16.
MICHELETTI, Guaraciaba. Concepções e práticas de leitura na escola: O lugar do texto literário. Itinerários, Araraquara: 17: p. 65-75. 2001.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez. 2012.
SOARES, Magda B. Alfabetização e Literatura. Revista Educação. Guia da Alfabetização. São Paulo: Ed. Segmento. Publicação Especial, n. 2, 2010, p. 12‐29.
______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26ª Reunião Nacional da ANPEd, 2003, Caxambu. Anais da 28ª Reunião Nacional da ANPEd, Caxambu. 2003, p. 1-18.
SOARES, Magda; PAIVA, Aparecida. Introdução. In: PNBE na escola: literatura fora da caixa / Ministério da Educação; elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2014, p. 09-16.
VOLOCHINOV, Valentin N.; BAKHTIN, Mikhail M. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2017-01-06
Publicado em 2017-01-06