ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: LIVROS INFANTIS COMO MOTE PARA PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Regiane Pradela da Silva Bastos
  • Cancionila Janzkovski Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.114

Palavras-chave:

Leitura. Produção Textual. Alfabetização e Letramento.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a prática de uma professora alfabetizadora, do segundo ano do Ensino Fundamental, que desenvolve produção de texto com os alunos a partir da leitura de livros infantis. Com uma abordagem sócio-histórica, à luz da teoria bakhtiniana, a pesquisa se desenvolveu no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os resultados demonstraram que a professora usou a leitura de textos infantis, enquanto elemento da comunicação verbal em vários momentos, principalmente para desencadear produção textual, desenvolvendo várias estratégias, o que fez com que as crianças interagissem com os livros vivenciando experiências produtivas, permitindo maiores possibilidades de enunciação.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Pradela da Silva Bastos, R., & Janzkovski Cardoso, C. (2017). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: LIVROS INFANTIS COMO MOTE PARA PRODUÇÃO TEXTUAL. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.114

Edição

Seção

DOSSIÊ: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: QUESTÕES PARA DIÁLOGO
Recebido em 2017-01-06
Aceito em 2017-01-06
Publicado em 2017-01-06