O ENSINO DO GÊNERO POESIA POR MEIO DOS JOGOS LIMÍTROFES NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.123Palavras-chave:
Alfabetização. Jogos limítrofes. Gêneros textuais. Poesia. Cecília MeirelesResumo
O artigo é parte de uma pesquisa (2013) desenvolvida com 23 crianças de 2º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Uberaba (MG), com a finalidade de mostrar como os jogos limítrofes podem contribuir na apropriação da escrita e, consequentemente, no desenvolvimento infantil. Parte-se da poesia “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles tendo como recurso metodológico os jogos limítrofes na aprendizagem da escrita por meio do gênero textual poesia. Os jogos limítrofes empregados – o jogo dramático, o jogo de memória e o jogo poético – criaram nas crianças a necessidade de descobrir como se organiza o texto poético, sua significação social e os sentidos atribuídos nesse processo, evidenciando sua eficácia na alfabetização.
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Aceito em 2017-01-06
Publicado em 2016-07-31