O ENSINO DO GÊNERO POESIA POR MEIO DOS JOGOS LIMÍTROFES NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Neire Márcia da Cunha
  • Ana Maria Esteves Bortolanza

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.123

Palavras-chave:

Alfabetização. Jogos limítrofes. Gêneros textuais. Poesia. Cecília Meireles

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa (2013) desenvolvida com 23 crianças de 2º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Uberaba (MG), com a finalidade de mostrar como os jogos limítrofes podem contribuir na apropriação da escrita e, consequentemente, no desenvolvimento infantil. Parte-se da poesia “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles tendo como recurso metodológico os jogos limítrofes na aprendizagem da escrita por meio do gênero textual poesia. Os jogos limítrofes empregados – o jogo dramático, o jogo de memória e o jogo poético – criaram nas crianças a necessidade de descobrir como se organiza o texto poético, sua significação social e os sentidos atribuídos nesse processo, evidenciando sua eficácia na alfabetização.

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Publicado

2016-07-31

Como Citar

da Cunha, N. M., & Esteves Bortolanza, A. M. (2016). O ENSINO DO GÊNERO POESIA POR MEIO DOS JOGOS LIMÍTROFES NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.123

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2017-01-06
Aceito em 2017-01-06
Publicado em 2016-07-31