LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Renata Junqueira de Souza
  • Elizabeth da Penha Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.134

Resumo

troke-width: 0px; "> Com o objetivo de indicar as potencialidades do texto literário no encontro
entre a literatura e o ensino, este artigo apresenta os principais conceitos
de letramento e letramento literário, discute o gênero conto de fadas em
sua forma tradicional e o reconto e possíveis práticas educativas que
possam contribuir com o processo de formação de leitores. Em nosso
horizonte conceitual está o reconhecimento da importância da literatura
na formação intelectual, social e afetiva do sujeito. Para abordar as origens
do conto de fadas, suas adaptações e recontos, seguimos os conceitos de
intertextualidade de Kristeva (1975) e Bakhtin (2005). Ao final, analisamos
Os três porquinhos, na versão clássica de Joseph Jacobs e o reconto Os
33 porquinhos, de José Roberto Torero. A leitura vem acompanhada de
sugestão de atividade para o ensino fundamental, na perspectiva das
estratégias de leitura para o letramento literário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AGUIAR, V. T. de. Do conto ao reconto: uma viagem ao presente. AGUIAR, V. T. de; MARTHA,

A. A. P. (Orgs.). Conto e Reconto: das fontes à invenção. São Paulo: Cultura Acadêmica,

p. 48- 56.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2005.

BETTELHEIM, B. Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BONAVENTURE, J. O Que Conta o Conto? São Paulo: Edições Paulinas, 1992. (Coleção

Amor e Psique)

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. 5. Ed. Rio de Janeiro: Duas

Cidades/Ouro sobre Azul, 2011.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.

______. O Conto de Fadas: símbolos, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do

Livro, 2003.

COLOMER, T. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2002.

COSSON, R. Letramento Literário: Entre a teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FERREIRO, E. Alfabetização e cultura escrita. Entrevista concedida à Denise Pellegrini In

Nova Escola – A revista do Professor. São Paulo, Abril, maio/2003, p. 27-30.

JACOBS, J. Os três porquinhos. Trad. Vera Braga Nunes. O mundo da criança, Rio de

Janeiro: Delta. (vol. 3)

KLEIMAN, A. B. Os significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1975.

MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro:

Objetiva, 2002.

MACHADO, Z. V. Entrevista sobre letramento literário. Disponível em: http://www.

escritabrasil.blogspot.com/2008/07/letramento.html. Acesso em 05 maio 2016.

PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil voz de criança. 3. Ed. São Paulo: Ática,

PERRONE-MOISÉS, L. Flores da escravaninha. São Paulo: Campanha das Letras, 1990.

PROPP, V. As Raízes do Conto Maravilhoso. Trad. Rosemary Costhek Abílio e Paulo Bezerra.

São Paulo: Martins Fontes, 2002.

TORERO. Roberto. Os 33 Porquinhos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SANT’ANNA, A. R. Paródia, Paráfrase & Cia. 7. Ed. São Paulo: Ática, 2003.

SANT’ANNA, E. M. et al. Reescrita: um caminho para produção autônoma de textos. Além

das letras, [200-?]. Disponível em: <http://www.alemdasletras.org.br/biblioteca/material_

formadoras/Reescrita_um_caminho_para_a_producao_autonoma_de_textos.pdf >. Acesso

em: 13 maio 2016.

TFOUNI, L. V. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Como Citar

Junqueira de Souza, R., & da Penha Cardoso, E. (2016). LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.134

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2017-04-26
Aceito em 2017-04-26
Publicado em 2016-07-31