A EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS CLÁSSICOS LITERÁRIOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.142Palavras-chave:
Literatura. Pedagogia histórico-crítica. Psicologia histórico-cultural. Ensino Fundamental.Resumo
webkit-text-stroke-width: 0px; "> Toma-se como objeto de análise a relação entre educação escolar e o ensinode clássicos literários. Para tanto, recorremos à pedagogia histórico-crítica
e à psicologia histórico-cultural. Com essa abordagem, efetivam-se alguns
deslocamentos: 1) desaloja o clássico do campo estético e o trata como
critério geral para seleção de qualquer conteúdo de ensino; 2) o concebe
como expressão viva da tensão entre o viver cotidiano e a história da
humanidade; 3) vincula essa discussão ao estudo, atividade-guia dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, momento no qual o aperfeiçoamento da
linguagem, em especial a escrita (ficcional ou não), é crucial; 4) propõe
um horizonte alternativo de ensino de clássicos literários que se distancia
da concepção canônica. Por fim, pontuam-se desdobramentos do debate
para a prática pedagógica em geral.
Métricas
Referências
ARAUJO, C. O clássico como problema. Revista Poiésis, n. 11, p. 11-24, nov. 2008.
Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis11/Poiesis_11_clasprob.pdf. Acesso
em: 15 abr. 2009.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Extra Libris, 2005. Disponível em:
extralibris.info/literatura/por_que_ler_os_classicos_italo.html>. Acesso em: 6 dez. 2005.
COSTA, L. Q. Ensino de literatura: possível humanização do indivíduo no contexto da
atual sociedade. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). UNESP/ Araraquara, 2014.
DAVÍDOV, V.; MÁRKOVA, A. El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In: DAVÍDOV,
V.; SHUARE, M. (Orgs.). La psicologia evolutiva e pedagogica en la URSS: antología.
Moscú: Editorial Progreso, 1987a, p. 173-193.
DAVÍDOV, V.; MÁRKOVA, A. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In:
DAVÍDOV, V.; SHUARE, M. (Orgs.). La psicologia evolutiva e pedagogica en la URSS:
antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987b, p. 316-337.
DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4. ed.
Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
DUARTE, N. Arte e formação humana em Vigotski e Lukács. In: DUARTE, N.; DELLA FONTE,
S. S. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia
histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
DUARTE, N.; FERREIRA, N. B.; SACCOMANI, M. C.; ASSUMPÇÃO, M. C. O ensino da
recepção estético-literária e a formação humana. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 28, p.
-48, maio/ago. 2012.
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da
formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia.
In: DAVÍDOV, V.; SHUARE, M. (Orgs.). La psicologia evolutiva e pedagogica en la URSS:
antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 104-124.
FARIA, E. Dicionário escolar latino-português. 3. ed. Brasília: MEC, 1962. Disponível
em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001612.pdf>. Acesso em: 3
abr. 2012.
FERREIRA, N. B. P. A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para
o ensino de Literatura. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). UNESP/ Araraquara,
GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições
da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da
Bahia, Faculdade de Educação. Salvador-BA, 2015.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à
luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores
Associados, 2013.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I, Volume I. 28. ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2011.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa. Análise de traduções de Lev
Semionovitch Vigotski no Brasil. Repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado.
Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2010.
ROSENFELD, A.; GUINSBURG, J. Romantismo e Classicismo. In: GUINSBURG, J. O
Romantismo. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez;
Autores Associados, 1991.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 27. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.
SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSHTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. M. Psicología. México:
Grijalbo, 1960.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In:
VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N.; Linguagem, desenvolvimento e
aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006. p. 103-117.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2017-07-03
Publicado em 2017-07-03