A EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS CLÁSSICOS LITERÁRIOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Ana Carolina Galvão Marsiglia
  • Sandra Soares Della Fonte

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.142

Palabras clave:

Literatura. Pedagogia histórico-crítica. Psicologia histórico-cultural. Ensino Fundamental.

Resumen

webkit-text-stroke-width: 0px; "> Toma-se como objeto de análise a relação entre educação escolar e o ensino
de clássicos literários. Para tanto, recorremos à pedagogia histórico-crítica
e à psicologia histórico-cultural. Com essa abordagem, efetivam-se alguns
deslocamentos: 1) desaloja o clássico do campo estético e o trata como
critério geral para seleção de qualquer conteúdo de ensino; 2) o concebe
como expressão viva da tensão entre o viver cotidiano e a história da
humanidade; 3) vincula essa discussão ao estudo, atividade-guia dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, momento no qual o aperfeiçoamento da
linguagem, em especial a escrita (ficcional ou não), é crucial; 4) propõe
um horizonte alternativo de ensino de clássicos literários que se distancia
da concepção canônica. Por fim, pontuam-se desdobramentos do debate
para a prática pedagógica em geral.

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Publicado

2017-07-03

Cómo citar

Galvão Marsiglia, A. C., & Soares Della Fonte, S. (2017). A EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS CLÁSSICOS LITERÁRIOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.142

Número

Sección

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA
Recibido 2017-07-03
Aceptado 2017-07-03
Publicado 2017-07-03