ILUSTRAÇÕES ENGRAÇADAS, COMOVENTES E ASSUSTADORAS – LEITURAS DE IMAGENS POR ALUNOS DE ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.144Palavras-chave:
Literatura infantil. Leitura de imagens. PNBE. Ilustrações. Crianças.Resumo
A relevância e onipresença da imagem no mundo atual, com implicações
na complexificação das imagens nos livros infantis, é pano de fundo
deste artigo, que apresenta um recorte de pesquisa sobre leitura de
obras dos acervos do PNBE 2012. No foco estão as escolhas, feitas
por crianças dos anos iniciais de três escolas públicas, de ilustrações
engraçadas, comoventes e assustadoras em livros lidos. As conclusões
apontam para a produtividade da leitura imagética, feita pelos alunos,
que lançaram mão tanto de seu repertório cultural mais amplo (sobre
amor romântico, p. ex.), quanto da identificação de recursos usados para
produzir humor (escatologia, exagero, nonsense). A análise mostra que as
escolhas resultaram da comparação pessoal, feita pelas crianças, entre
as ilustrações de todas as obras.
Métricas
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Dezenove poemas desengonçados. São Paulo: Ática, 2000.
CAPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: P&PM, 2003. Ilustrações de
Ana Gruszynski.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003
COSTA, Jurandir Freire. Sem fraude nem favor: estudos sobre o amor romântico. Rio de
Janeiro: Rocco, 1998.
DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil. São Paulo:
Paulus, 2006.
DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.
FELIPE, Jane. Do amor (ou de como glamourizar a vida): apontamentos em torno de uma
educação para a sexualidade. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa et al (Orgs). Corpo, gênero
e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: Editora da FURG, 2007.
FREITAS, Tino. Controle remoto. Rio de Janeiro: Manati, 2009. Ilustrações de Mariana
Massarani.
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas
sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
KIRCHOF, Edgar; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A imagem da diferença: um estudo sobre
a ilustração na literatura infantil contemporânea. Leitura: Teoria & Prática. V. 28, n. 55,
p. 68-74.
LESTRADE, Agnès de; DOCAMPO, Valeria. A grande fábrica de palavras. Belo Horizonte:
Aletria, 2011.
NEVES, André. Obax. São Paulo: Brinque-Book, 2010.
POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas, SP:
Mercado de Letras, 1998
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
ROBERTS, Lynn; ROBERTS, David. Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante.
São Paulo: Zastras, 2009
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2017-07-03
Publicado em 2017-07-03