ILUSTRAÇÕES ENGRAÇADAS, COMOVENTES E ASSUSTADORAS – LEITURAS DE IMAGENS POR ALUNOS DE ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Rosa Maria Hessel Silveira
  • Iara Tatiana Bonin

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.144

Palabras clave:

Literatura infantil. Leitura de imagens. PNBE. Ilustrações. Crianças.

Resumen

A relevância e onipresença da imagem no mundo atual, com implicações
na complexificação das imagens nos livros infantis, é pano de fundo
deste artigo, que apresenta um recorte de pesquisa sobre leitura de
obras dos acervos do PNBE 2012. No foco estão as escolhas, feitas
por crianças dos anos iniciais de três escolas públicas, de ilustrações
engraçadas, comoventes e assustadoras em livros lidos. As conclusões
apontam para a produtividade da leitura imagética, feita pelos alunos,
que lançaram mão tanto de seu repertório cultural mais amplo (sobre
amor romântico, p. ex.), quanto da identificação de recursos usados para
produzir humor (escatologia, exagero, nonsense). A análise mostra que as
escolhas resultaram da comparação pessoal, feita pelas crianças, entre
as ilustrações de todas as obras.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

AZEVEDO, Ricardo. Dezenove poemas desengonçados. São Paulo: Ática, 2000.

CAPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: P&PM, 2003. Ilustrações de

Ana Gruszynski.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003

COSTA, Jurandir Freire. Sem fraude nem favor: estudos sobre o amor romântico. Rio de

Janeiro: Rocco, 1998.

DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil. São Paulo:

Paulus, 2006.

DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.

FELIPE, Jane. Do amor (ou de como glamourizar a vida): apontamentos em torno de uma

educação para a sexualidade. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa et al (Orgs). Corpo, gênero

e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: Editora da FURG, 2007.

FREITAS, Tino. Controle remoto. Rio de Janeiro: Manati, 2009. Ilustrações de Mariana

Massarani.

GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas

sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

KIRCHOF, Edgar; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A imagem da diferença: um estudo sobre

a ilustração na literatura infantil contemporânea. Leitura: Teoria & Prática. V. 28, n. 55,

p. 68-74.

LESTRADE, Agnès de; DOCAMPO, Valeria. A grande fábrica de palavras. Belo Horizonte:

Aletria, 2011.

NEVES, André. Obax. São Paulo: Brinque-Book, 2010.

POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas, SP:

Mercado de Letras, 1998

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ROBERTS, Lynn; ROBERTS, David. Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante.

São Paulo: Zastras, 2009

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Publicado

2017-07-03

Cómo citar

Hessel Silveira, R. M., & Bonin, I. T. (2017). ILUSTRAÇÕES ENGRAÇADAS, COMOVENTES E ASSUSTADORAS – LEITURAS DE IMAGENS POR ALUNOS DE ANOS INICIAIS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.144

Número

Sección

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA
Recibido 2017-07-03
Aceptado 2017-07-03
Publicado 2017-07-03