FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEACHER TRAINING:

Autores

  • Rejane Maria de Almeida Amorim
  • Luciene Cerdas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.149

Palavras-chave:

Alfabetização. Saberes docentes. Ensino. Leitura e escrita.

Resumo

Este artigo apresenta as concepções de alfabetização dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no início da disciplina de Alfabetização e Letramento I, bem como as mudanças e permanências de suas impressões acerca dos saberes para o ensino da leitura e da escrita após a finalização do curso. Os referenciais teóricos que orientam as discussões sobre alfabetização partem dos estudos de Freire (2009), Soares (1998) e Smolka (2012), que consideram a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) no contexto de práticas sociais de seu uso. O estudo possibilitou refletir sobre como se constituem os saberes para o ensino da leitura e da escrita, ancorados em um processo de construção de sentidos advindos da história dos sujeitos.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

de Almeida Amorim, R. M., & Cerdas, L. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEACHER TRAINING:. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.149

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2017-07-03
Aceito em 2017-07-03
Publicado em 2017-07-03