FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEACHER TRAINING:
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.149Palabras clave:
Alfabetização. Saberes docentes. Ensino. Leitura e escrita.Resumen
Este artigo apresenta as concepções de alfabetização dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no início da disciplina de Alfabetização e Letramento I, bem como as mudanças e permanências de suas impressões acerca dos saberes para o ensino da leitura e da escrita após a finalização do curso. Os referenciais teóricos que orientam as discussões sobre alfabetização partem dos estudos de Freire (2009), Soares (1998) e Smolka (2012), que consideram a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) no contexto de práticas sociais de seu uso. O estudo possibilitou refletir sobre como se constituem os saberes para o ensino da leitura e da escrita, ancorados em um processo de construção de sentidos advindos da história dos sujeitos.Métricas
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Aceptado 2017-07-03
Publicado 2017-07-03