SOBRE LETRAR OU ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LINGUAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Renata Teixeira Junqueira Freire
  • Ana Maria Esteves Bortolanza

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.182

Palavras-chave:

Concepção de linguagem. Concepçao de criança. Base Nacional Curricular Comum. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental que apresenta uma análise sobre como a criança e a linguagem são apresentadas no documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) de Educação Infantil. Faz um breve histórico da legislação brasileira sobre a Educação Infantil e analisa a BNCC para identificar a concepção de linguagem e criança no documento. A análise baseia-se, principalmente, nos fundamentos teórico-metodológicos de Vygotsky e Bakhtin, que discutem a linguagem como instrumento semiótico nas interações sociais por meio da relação do sujeito com o outro. O estudo mostra que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) não apresenta uma concepção clara de linguagem que norteie o trabalho docente na Educação Infantil, limitando-se a situar sua função comunicativa em situações de uso no cotidiano.

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Publicado

2016-07-31

Como Citar

Teixeira Junqueira Freire, R., & Esteves Bortolanza, A. M. (2016). SOBRE LETRAR OU ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LINGUAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.182

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2017-07-14
Aceito em 2017-07-14
Publicado em 2016-07-31