CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.213Palavras-chave:
Alfabetização. Educação Infantil. Abstração. Simbolização. Consciência Fonológica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo destacar o papel e as possibilidades do ensino da língua materna na educação infantil, haja vista que este segmento da educação básica corrobore maximamente o desenvolvimento de capacidades requeridas no processo de alfabetização. Considera-se que, em grande medida, muitos dos obstáculos enfrentados na aprendizagem da leitura e da escrita nos ciclos de alfabetização do ensino fundamental resultam da falta de investimentos pedagógicos prévios que levem em conta o entrelaçamento entre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Portanto, coloca-se em pauta a gênese da alfabetização com destaque à formação das capacidades abstrativa e de simbolização, bem como à importância da conscientização da percepção auditiva na escuta da linguagem, tendo em vista o estabelecimento gradativo de relações cada vez mais conscientes entre a linguagem oral e escrita e, consequentemente, a superação da epilinguagem em direção à metalinguagem.Métricas
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Aceito em 2017-12-08
Publicado em 2017-01-01