CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Meire Cristina dos Santos Dangió
  • Lígia Márcia Martins

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.213

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação Infantil. Abstração. Simbolização. Consciência Fonológica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar o papel e as possibilidades do ensino da língua materna na educação infantil, haja vista que este segmento da educação básica corrobore maximamente o desenvolvimento de capacidades requeridas no processo de alfabetização. Considera-se que, em grande medida, muitos dos obstáculos enfrentados na aprendizagem da leitura e da escrita nos ciclos de alfabetização do ensino fundamental resultam da falta de investimentos pedagógicos prévios que levem em conta o entrelaçamento entre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Portanto, coloca-se em pauta a gênese da alfabetização com destaque à formação das capacidades abstrativa e de simbolização, bem como à importância da conscientização da percepção auditiva na escuta da linguagem, tendo em vista o estabelecimento gradativo de relações cada vez mais conscientes entre a linguagem oral e escrita e, consequentemente, a superação da epilinguagem em direção à metalinguagem.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

dos Santos Dangió, M. C., & Martins, L. M. (2017). CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(5). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.213

Edição

Seção

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO
Recebido em 2017-12-08
Aceito em 2017-12-08
Publicado em 2017-01-01