SIMBOLISMO: AQUISIÇÃO CULTURAL BASILAR À APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.216Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica. Periodização. Simbolismo. Ensino da Língua Escrita.Resumo
Objetivamos neste artigo apresentar algumas possibilidades para o ensino que promova a compreensão da relação simbólica tendo como base as características e especificidades do desenvolvimento psíquico da criança na idade pré-escolar. Para tanto, faremos o seguinte percurso: apresentação do conceito de atividade como categoria central para compreensão da periodização do desenvolvimento humano na Escola de Vygotski; síntese das principais características do primeiro ano de vida à idade escolar, etapas da periodização do desenvolvimento humano; explanação de algumas atividades que, em nossa avaliação, têm o potencial no ensino para desenvolver a ideia de relação simbólica, por ser uma aquisição cultural fundamental ao processo de apropriação da língua escrita. Nossa defesa é, pois, da importância do conhecimento dos diferentes períodos do desenvolvimento psíquico no planejamento de ensino e que a compreensão de que a alfabetização na idade pré-escolar vai além do ensino dos nomes e traçados das letras.Métricas
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Aceito em 2017-12-08
Publicado em 2017-01-01