A CONTRIBUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO DA LEITURA PARA CRIANÇAS DE MEIOS SOCIOECONOMICAMENTE DESFAVORECIDOS

Autores

  • Marco Cesar Krüger da Silva
  • Dalva Maria Alves Godoy

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.270

Palavras-chave:

Consciência fonológica na leitura. Fator socioeconômico. Formação de professores.

Resumo

A psicologia cognitiva, por mais de 40 anos, tem empreendido esforços no intuito de melhor compreender os processos envolvidos no ato de ler. Inúmeras pesquisas têm contribuído para verifcar e detalhar esses modelos e teorias, produzindo evidências sobre diversos pontos, como, por exemplo, a importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura. Esse artigo tem como objetivo problematizar a noção de que o fator socioeconômico é determinante no desempenho escolar das crianças de baixo nível socioeconômico, apresentando evidências, baseadas em estudos da psicologia cognitiva, de que o ensino explícito e sistemático da consciência fonológica pode auxiliar na superação das difculdades de aprendizagem da leitura dessas crianças, contribuindo para o seu sucesso escolar.

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Publicado

2018-07-31

Como Citar

Krüger da Silva, M. C., & Alves Godoy, D. M. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO DA LEITURA PARA CRIANÇAS DE MEIOS SOCIOECONOMICAMENTE DESFAVORECIDOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (7). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.270

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2018-07-13
Aceito em 2018-07-13
Publicado em 2018-07-31