A CONTRIBUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO DA LEITURA PARA CRIANÇAS DE MEIOS SOCIOECONOMICAMENTE DESFAVORECIDOS

Auteurs

  • Marco Cesar Krüger da Silva
  • Dalva Maria Alves Godoy

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.270

Mots-clés :

Consciência fonológica na leitura. Fator socioeconômico. Formação de professores.

Résumé

A psicologia cognitiva, por mais de 40 anos, tem empreendido esforços no intuito de melhor compreender os processos envolvidos no ato de ler. Inúmeras pesquisas têm contribuído para verifcar e detalhar esses modelos e teorias, produzindo evidências sobre diversos pontos, como, por exemplo, a importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura. Esse artigo tem como objetivo problematizar a noção de que o fator socioeconômico é determinante no desempenho escolar das crianças de baixo nível socioeconômico, apresentando evidências, baseadas em estudos da psicologia cognitiva, de que o ensino explícito e sistemático da consciência fonológica pode auxiliar na superação das difculdades de aprendizagem da leitura dessas crianças, contribuindo para o seu sucesso escolar.

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Publiée

2018-07-31

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Krüger da Silva, M. C., & Alves Godoy, D. M. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO DA LEITURA PARA CRIANÇAS DE MEIOS SOCIOECONOMICAMENTE DESFAVORECIDOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (7). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.270

Numéro

Rubrique

TEMA LIVRE
Reçu dans 2018-07-13
Accepté en 2018-07-13
Publié dans 2018-07-31