APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA:
RELATOS DE ALUNOS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.285Palavras-chave:
EJA, Alfabetização e Letramento, Dificuldades de aprendizagem.Resumo
O presente estudo teve por objetivo entender as possíveis necessidades e expectativas dos adultos no processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de natureza qualitativa em duas escolas na região sul do estado de Mato Grosso do Sul (MS), por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários entregues a duas professoras que atuam na 1a e na 2a fases do ciclo de alfabetização da EJA, bem como aos alunos acima de 35 anos que frequentavam essas duas escolas. Os resultados da pesquisa indicam que os adultos progredirem nas etapas da EJA sem o devido domínio da leitura e da escrita. Com isso, suas expectativas com a alfabetização não são atendidas.
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Aceito em 2020-03-30
Publicado em 2020-07-27